Som Automotivo

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12:50

Rebaixamento

Postado por Léo

Cortar os Elos da Mola

O método é bem simples, é feita a desmontagem da parte da suspensão do veículo, afim da mola poder ser retirada. Após desmontado, o conjunto é levado para um equipamento que comprime a mola, que é retirada do amortecedor. A mola é cortada, (solda, esmeril ou outro tipo de equipamento) e a ponta que foi cortada é geralmente encapada com uma "mangueira", para evitar possíveis ruídos. Depois deste processo o conjunto da suspensão é montado novamente. Este trabalho é feito na maioria das oficinas e fica em torno de R$ 70,00.


Comprimir a Mola


Tem que se fazer o mesmo processo da desmontagem da suspensão para as molas poderem ser retiradas. As molas são contraídas com a ajuda de um equipamento e são levadas posteriormente para um forno, onde ficam por algum tempo. Depois são retiradas e resfriadas, assim mantem sua compressão. Geramente as molas são resfriadas em um banho de oléo para serem re-temperadas. O processo tem que ser feito por um bom profissional, pois o risco de quebra da mola é maior após ela ser aquecida. O preço fica em aproximadamente R$ 150,00.


Esquentar os Elos da Mola


Esse método consiste em aquecer dois ou três elos, fazendo-os se juntarem até encostar uns aos outros. Depois de encostados, eles são soldados para não baterem entre si. Essa técnica deixa o carro até que "macio", se for comparado com o corte das molas. O serviço tem que ser feito por um bom profissional para não comprometer a mola. Esse método pode até ser feito sem a desmontagem do conjunto da suspensão. O preço fica em torno de R$ 100,00 dependendo da forma de aquecimento utilizado.

Trabalhar o Telescópio


O telescópio é base de apoio da mola (aquela parte onde a mola fica apoiada). Se esta parte for deslocada para baixo, não será necessário cortar muitos elos para rebaixar o carro. Esse serviço é feito geralmente em carros que tiram mais de 2 elos ao serem rebaixados. Abaixando o telescópio, obtêm-se maior conforto do que apenas cortar os elos da mola. A média de preço é de R$ 190,00 à R$ 450,00 (varia de acordo com a oficina especializada e do serviço prestado).


Mexer na Aste Original do Amortecedor


Neste método, o que é modificado é a rosca superior de fixação. Esta rosca, é aumentada em um torno mecânico que corta a sua aste, fazendo com que o amortecedor suba para dentro do carro, juntamente com todo o conjunto (amortecedor / mola). Não sendo necessário cortar muitos elos para rebaixar o carro. Este método deixa o carro até que confortável, se comparado com o método onde só as molas são cortadas. Preço do serviço aproximadamente R$ 180,00.

Alterar toda Suspensão


Esta mudança é radical, todo conjunto da suspensão é alterado. As molas e os amortecedores são trocados por outros chamados de esportivos, onde as molas tem menos espirais e os amortecedores tem um cursor menor. A vantagem deste tipo de serviço, é o melhor conforto e a melhor estabilidade nas curvas, deixando o carro mais seguro. O preço é muito relativo, pois há diversas marcas na maioria dos casos importadas. Mas um "kit" deste tipo costuma ficar em torno de R$ 750,00.


Suspensão de Feixes de Mola (PickUps)


Uma das opções para quem tem PickUps, é o retrabalho nos feixes (tratamento térmico das lâminas). Os feixes de mola terão dureza variável de acordo com a têmpera empregada, o número de lâminas e o tipo de trabalho para qual foi projetado. Uma maneira bastante segura para rebaixar uma PickUp, é a instalação de um "Block Kit" (importado), que vai alterar o ponto de apoio dos feixes, reduzindo a altura do baricentro. Ou seja, se as molas estiverem montadas acima da ponte, sua fixação passará para a parte de baixo, reduzindo a altura e com baixo comprometimento do molejo. Preço médio R$ 200,00.

Suspensão Lowrider


Tipo de suspensão onde em seu kit básico possui: 2 bombas, 8 baterias, 4 pistões e 1 controle. Que fazem com que o carro: pule, ande sobre 3 rodas, levante e baixe, conforme os comandos do proprietário. Todo este sistema hidráulico, funciona com fluídos que são liberados sob pressão, fazendo o carro se movimentar. Mas não vá pensando que você irá pegar o seu carro e instalar um kit como este. Existe toda uma cultura por trás do nome Lowrider, (clique aqui para saber mais) além do mais, existem carros "certos" para a instalação deste sistema, como: Impala's, Cadillac's, Galaxie's, Landau's e outros, que tem todo o seu visual modificado e sua suspensão reforçada para suportar todos estes movimentos e se transformar num autêntico Lowrider.


Cuidados


As técnicas de Esquentar os elos e Comprimir as molas não são recomendadas segundo muitos profissionais, pois o encurtamento com calor ou corte com solda elétrica alteram a estrutura molecular do aço e seu tratamento térmico, comprometendo assim a vida útil da mola.
Esses métodos podem (não é sempre que acontece) causar alguns problemas: com a mola aquecida a sua estrutura fica prejudicada (a mola destemperada fica mais frágil) e pode acontecer a deformação ou quebra da mesma. Essa deformação ou quebra pode acontecer por um período de tempo muito curto (em torno de 2 meses) ou até menos, vária de caso para caso.
Essas e as demais técnicas podem acarretar uma série de problemas como: danificar os amortecedores, danificar os batentes e até mesmo desalinhar o veículo, causando dificuldades para frenagem e dirigibilidade principalmente em curvas e viradas bruscas.
Lembre-se andar com um carro rebaixado está cada vez mais difícil, pois as ruas são completamente esburacadas além de existirem milhões de lombadas espalhadas por todos os cantos. Ande sempre prestando muita atenção, pois o menor dos buracos pode virar uma verdadeira "cratera" para um carro rebaixado.


Dicas


• Sempre faça manutenções periodicas para saber como anda a suspensão do seu carro e manter a segurança do mesmo, se for verificado algum tipo de problema procure soluciona-lo o mais rápido possível.
• Seja qual for o método utilizado para rebaixar o seu carro, procure sempre colocar amortecedores de competição ou esportivos para adequar a mola ao amortecedor, melhorando um pouco a maciez e o "pula-pula" comuns em carros rebaixados.
• Manter os pneus do carro um pouco murchos deixam ele mais "macio". Tome cuidado para não murcha-los demais para não ocorrer uma descalotagem (quando o pneu se solta da roda do veículo).
• Procure não passar lateralmente em uma lombada (uma roda primeiro e a outra depois) este tipo de procedimento acaba com carro, isto porque todo o peso do carro é posto sobre apenas uma roda, comprometendo toda a suspensão, além de desalinhar todo o carro, fazendo até com que o painel no carro comece a se soltar, por isto procure sempre passar de frente em qualquer lombada.
• Se você estiver com uma velocidade elevada e avistar um buraco ou uma lombada e não conseguir parar a tempo, não freie sobre o obstáculo, isto poderá piorar ainda mais a situação. Numa situação destas, procure freiar antes do obstáculo e acelerar quando for passar sobre o mesmo, isto o ajudará a preservar a sua segurança e o carro.

LEMBRE-SE:
Andar com um Carro Rebaixado é um Exercício de Atenção e Paciência


Algumas pergtas frequentes


Um carro rebaixado pode "rachar"?

Sim, todo carro rebaixado corre este risco (calma não é sempre que acontece), mas você estará correndo este risco tirando apenas 1.0 elo, é claro que o risco será bem maior se tirar 4.0 elos por exemplo. Porém, isto depende muito de onde você anda com seu carro e é claro do próprio carro, pois cada um reagirá diferentemente; uns tem a suspensão mais forte outros mais fraca. O importante é que independente do carro e do método utilizado para rebaixa-lo, é imprencidível ter cuidado e fazer manutenções periodicas para saber como anda a suspensão do seu carro e manter a segurança do mesmo.

Qual é o melhor método para se rebaixar um carro?

Isto é muito relativo, pois cada carro é de um jeito. Do mesmo jeito que uma pessoa se sente melhor de chinelo ou de tênis. Vai de carro pra carro. O melhor mesmo, é ir a uma oficina especializada (com tradição em rebaixar) e pedir auxilio aos mecânicos que poderão te explicar melhor e tirar todas as possíveis dúvidas. Conseguindo assim, escolher a melhor e mais adequada forma de rebaixar o seu carro.

Porque o carro rebaixado "pula" e fica mais "duro" do que os outros?

Isto ocorre porque o cursor da mola do carro rebaixado, é menor do que o amortecedor original. Com isso o amortecedor não trabalha direito, por isto é recomendado sempre que rebaixar um carro, colocar amortecedores esportivos ou de competição para adequar a mola ao amortecedor, melhorando um pouco a maciez e o "pula-pula" comuns em carros rebaixados.

Depois de rebaixar o carro tem como levanta-lo novamente


É claro que sim, é só trocar as molas cortadas, aquecidas ou comprimidas por molas originais. Caso tenha utilizado outro método, é só trocar as peças esportivas, pelas originais do automóvel. Mas lembre-se, guarde as molas cortadas, aquecidas ou comprimidas que você tinha no seu carro, pois caso queira rebaixa-lo novamente será apenas necessário trocar as molas.


Legalizado



Hoje em dia o rebaixamento da suspensão é uma pratica legalizada. Entrou em vigor no dia 1º de maio a resolução 262 do CONTRAN. Embora não especifique quais tipos de modificação poderão ser feitas, a resolução não permite o uso de molas com regulagem de altura.
Deste modo, não são permitidos sistemas com rosca e ar.




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